Cuidado onde pisa! Smartphones mudam a forma como andamos, e pode causar acidentes



Estudos sobre as mudanças do comportamento humano causados pelo smartphone tem aos montes. Já mostramos aqui, por exemplo, como eles podem afetar a vida familiar ou o desempenho no trabalho, além de diminuir a capacidade cognitiva simplesmente por estar por perto. Agora, até o nosso jeito de caminhar foi analisado.
E, como era de se esperar, os smartphones estão alterando a maneira como andamos. Essa é a conclusão dos pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin, do Reino Unido, liderados pelo doutor Matthew Timmis.
"Descobrimos que usar um telefone significa que olhamos com menos frequência e por menos tempo para o chão, mas adaptamos nosso comportamento visual de busca e nosso estilo de caminhar para negociar obstáculos estáticos de forma segura. Isso faz com que usuários de smartphones adotem uma ação de caminhada lenta e exagerada."
O estudo analisou pessoas andando e enfrentando um obstáculo da altura de uma calçada, com e sem o smartphone em mãos. As pessoas distraídas gastaram, em média, 61% menos tempo olhando para a guia improvisada. E, com isso, levantaram o pé 18% mais alto para passar o obstáculo, resultando em um tempo 40% maior para isso.
Mas o problema não é só que a pessoa anda mais devagar por estar dividindo a atenção entre olhadas rápidas para o chão e prestando maior atenção à tela, como explica o doutor Timmis.
"Nossas descobertas indicam que os usuários de telefone adotam uma abordagem cautelosa quando encontram um objeto fixo no chão. Os acidentes podem ser o resultado de objetos que aparecem repentinamente sem o usuário se dar conta, como, por exemplo, pedestres ou veículos."
E você, caminha olhando para o celular? Responda nos comentários

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial: veja como ativar a missão secreta alienígena em GTA Online

Novo DLC de Mafia 3 belisca com o sobrenatural, ganha detalhes e trailer

Bomba Patcher 2017 Para PPSSPP